domingo, 26 de agosto de 2012

ModaMinas



A renomada estilista Valéria Lemos, que comanda as grifes Essenciale e sua segunda marca, a E.Store, referências no mercado de luxo, tira do papel um antigo projeto. A empresária lança seu programa de estágios para futuros estilistas em um moderno laboratório de pesquisa, no qual os participantes terão acesso a todo o processo produtivo que envolve uma coleção. A iniciativa pretende ser um complemento para o conteúdo teórico que os estudantes aprendem nas universidades, servindo como ponto de apoio para que a prática mercadológica seja desenvolvida. “Eu acredito que o ambiente acadêmico é extremamente importante para a formação de um profissional, mas, para ser completo, ele precisa entender do processo em sua totalidade, do desenvolvimento do conceito à venda para o lojista ou consumidor final”, afirma Valéria.
A cada semestre, que corresponde também ao período de uma coleção, quatro estudantes dos cursos de Moda ou Design de Moda terão a oportunidade de estagiar no programa, cuja seleção será feita por meio do envio de currículos e parceria com universidades de Belo Horizonte. Sob a supervisão de Valéria Lemos e de mais um estilista auxiliar, os participantes vão acompanhar de perto as pesquisas de tendências, reuniões de desenvolvimento do conceito e tema da coleção, escolha de tecidos, cartela de cores, criação de estampas, modelagem, acabamento e relacionamento com fornecedores. “Os estagiários terão a chance de vivenciar o cotidiano de uma marca, aprender sobre a dinâmica de mercado e ter contato direto com o chão de fábrica. Muitas vezes os estilistas só adquirem essa experiência depois de formados”, explica Valéria, que modulou o programa para que ele possa suprir algumas lacunas deixadas pelo sistema de ensino dos cursos de moda. Cada coleção será considerada uma etapa e o estagiário terá a oportunidade, caso comprove seu mérito, de continuar na próxima, podendo vir a fazer parte da equipe de estilistas das marcas.
O programa de estágios vai ao encontro da filosofia da estilista de que as marcas devem estar em constante movimento, buscando e antecipando tendências. “Prezo pela vanguarda. Na E.Store, por exemplo, temos um novo estilista a cada duas coleções, para garantir sempre frescor e ideias novas”, diz Valéria sobre sua grife caçula, que acaba de se despedir do estilista Eduardo Amarante, que contribuiu para as temporadas de Inverno 2012 e Verão 2013. A marca foi fundada por Valéria em 2004, dez anos depois do início das atividades da Essenciale — já com nome consolidado e com vendas expressivas no Brasil e no exterior — com a proposta de vestir mulheres mais jovens e ousadas, adeptas a um estilo urbano e requintado, seguindo a mesma linha elegante e sofisticada da grife mãe.
Preocupada em sempre surpreender e continuar a trabalhar com excelência, a proprietária e diretora criativa das grifes, que é formada em Publicidade pela e Moda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), adianta o que ela espera dos participantes do programa de estágio: “Dedicação e muito estudo são fundamentais, mas o principal é que o profissional tenha criatividade e, acima de tudo, ética, discrição e bom senso”. E o que os estudantes podem esperar das marcas? “Estou disposta a compartilhar toda a bagagem que tenho e fornecer o espaço e as ferramentas necessárias para que as potencialidades sejam exploradas e que os participantes finalizem o programa aptos para o mercado de trabalho”, completa Valéria.   

Benedita Comunicação
(31) 3225.1197

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